terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

E-mail de resposta a Nuno Vitorino

Caro Dr. Nuno Vitorino

Vimos ao seu encontro, com a maior das boas fés, em resposta ao seu comentário aqui (http://jasoudatuna.blogspot.com/2009/02/they-can-take-our-lives-but-they-can.html#comments) que passamos a transcrever:

Caros alunos,

queria apenas que tivessem consciencia que por instruçoes directas do Exmo. Sr. Prof. Narana Coissoró deu entrada ontem, 2ª Feira, uma queixa crime contra desconhecidos (por enquanto) pela autoria deste blog.

Cumprimentos a todos,

Dr. Nuno Vitorino.

Em primeiro lugar, gostaríamos de saber o que consubstancia tal queixa-crime que, por ser contra desconhecidos, e por o blog se encontrar alojado num servidor norte-americano, não produzirá quaisquer efeitos.

Em segundo lugar, parece-nos extremamente estranho que a queixa seja feita por instruções do Prof. Narana Coissoró (o qual alguns de nós conhecem pessoalmente e estranhamos de facto que o Sr. Professor sequer se interesse por estas matérias). Se alguém tivesse que se queixar de alguma coisa seria a nível institucional o ISCSP, representado pelo seu Conselho Directivo.

Mais, neste blog, não são indicados nomes de alunos, fazemos humor implícito, e nunca nos referimos, pejorativamente ou não, a qualquer professor. Veja por exemplo este blog, este sim realmente escandaloso e contra o qual já deveriam ter feito algo para o fechar, que ainda está online (http://resistentesdemonsanto.blogspot.com/), ou veja este, que também está online, e no qual se fala realmente de professores (http://iscspoencoberto.blogspot.com/). Nunca fizeram nada contra qualquer um destes blogs, e agora vão-se queixar deste que reúne o consenso de vários alunos sobre o seu humor, e no qual não há qualquer referência a qualquer professor?

Acresce ainda a explicação dada por um colega nosso, Samuel Pires, leitor e comentador do blog, que em relação ao seguinte post (http://jasoudatuna.blogspot.com/2009/01/o-padrinho-iv-saga-da-blogosfera.html#comments) comentou, e passamos a transcrever:

Em segundo lugar, eu adoro ver tanta gente a colocar-se em bicos de pés para dizer que "FUI EU QUE FECHEI O BLOG". Vocês não são lá muito prendados nestas coisas da informática e da blogosfera pois não? Pois eu além de prendado em informática, acho que tenho uma palavra a dizer, até porque já ando nisto dos blogs há algum tempo, afinal, o Estado Sentido é hoje uma referência na blogosfera lusa, passe a imodéstia.

O blog no SAPO foi fechado apenas por simples decisão dos autores. O e-mail que esses receberam é um pró-forma bastante habitual quando alguém por qualquer razão carrega no botão de "reportar abuso" ou "report abuse", ou envia um e-mail a reclamar dos conteúdos de algum blog. Se os autores quisessem, poderiam perfeitamente ter continuado com o blog no SAPO, o que eu até certo ponto acho que deveriam ter feito apenas para irritar estes arautos e paladinos da moral e dos bons costumes (cof cof cof), mas depois de ter trocado umas palavras com o Magnum percebi porque preferiram transferir o blog para plataforma do Blogger, por razões que eu próprio lhe tinha exposto inclusive, apenas como medidas de salvaguarda. É que só poderiam ser obrigados a fechar o blog com uma ordem judicial. E até que, fosse instaurado e instruído um processo, a PT fosse obrigada a revelar os dados dos autores (que sendo todos eles anónimos também não lhes ia adiantar de muito, iriam acabar por ir dar a um beco, e esse mito de que pelos IPs se descobre seja quem for, é mesmo só um mito. Tentem lá descobrir-me pelo IP. A minha net móvel tão depressa indica que estou em Macedo de Cavaleiros, como Castelo Branco ou Faro. Além disso, os autores até poderiam actualizar o blog a partir de redes de acesso à internet públicas Wireless ou LAN), muito tempo decorreria, e tudo isso acabaria em águas de bacalhau.

Além do mais, não vos chegam os casos de blogs cujos autores, não sendo anónimos, já foram alvo de processos judiciais que ganharam? Estão a ver o Do Portugal Profundo (http://doportugalprofundo.blogspot.com/) do António Balbino Caldeira (se não me engano, também é um ISCSPiano)? Foi ele que fez toda a investigação sobre a licenciatura do PM. Foi a tribunal, e ganhou, e foi indemnizado. E eram acusações de facto graves, mas fundamentadas, as que fazia contra Sócrates. E o blog continua bem e recomenda-se.

Mas o melhor caso foi mesmo o do Jumento (http://jumento.blogspot.com/), cujo autor anónimo relatou imensas situações irregulares passadas nos serviços das Finanças, o que levaria o ex-Director-Geral, Paulo Macedo, a devassar centenas de e-mails de funcionários (ilegalmente) procurando fugas de informação, levando posteriormente ao ridículo (confesso que quando li pela primeira vez não puder deixar de me rir às gargalhadas), pedido por intermédio da Polícia Judiciária à Interpol, para que o Blogger (propriedade da Google) revelasse quem é o autor do blog, o que obviamente esses declinaram, atendendo aos princípios da liberdade individual e ao contrato firmado entre as partes quando se cria um blog, designado por Aceitação dos Termos do Serviço, existindo um acordo de confidencialidade. É que ao contrário dos bons samaritanos socialistas que julgam praticar o Bem guiados por uma luz qualquer e por isso se intrometem na esfera individual dos cidadãos sem qualquer pejo, os americanos têm de facto respeito pela liberdade individual. E aqui reside o busílis da questão, é que por mais que se mordam todos, por mais queixinhas que façam, estando no Blogger (.blogspot), nunca vão conseguir fechar o blog.

Posto isto, a queixa-crime não só não gera efeitos, nunca conseguirão descobrir a identidade dos (ainda e para sempre, ao contrário do que a sua ameaça deixa no ar), desconhecidos, como, por tudo o anteriormente exposto, não tem sequer qualquer cabimento lógico ou justificação.

Como tal, muito gostaríamos que nos comunicasse o que é que consubstancia tal queixa e, no caso de o blog incomodar os Professores da nossa casa, o que desde já também gostávamos de saber e ver comprovado de alguma forma que não seja apenas a citação do nome de um Professor por alguém que desconhecemos, desde já nos colocamos à disposição dos Professores para acabar com o blog (basta por exemplo que o Conselho Directivo nos envie um e-mail para jasoudatuna@gmail.com e logo cumpriremos as instruções dadas).

Muito prezamos a nossa casa, talvez até demais, e, apesar de sermos ferrenhos adeptos da liberdade de expressão, obviamente compreenderemos se os Professores quiserem que acabemos com o blog. Não é necessária qualquer queixa-crime, não que tenhamos qualquer receio de enfrentar a justiça até porque essa tem-se dado mal com a blogosfera, tem perdido sempre como talvez já se tenha apercebido, mas no que diz respeito à nossa casa todas as questões internas sempre se resolveram lá dentro, e não queremos ver o nome do ISCSP arrastado mais uma vez para os jornais e para a justiça, até porque não são os Professores que já têm a carreira feita que se prejudicam com o “enlamear” do nome do ISCSP mas sim todos os alunos que têm uma carreira por fazer.

Por último, reservamo-nos desde já a publicar este e-mail no blog, o que será feito o quanto antes, até para que, se alguém do Conselho Directivo tomar conhecimento do blog, se possa manifestar completamente informado da situação.

Ficando a aguardar uma resposta,

Atentamente

A Equipa do http://jasoudatuna.blogspot.com

8 comentários:

  1. Há aqui qualquer coisa de muito estranho. O blog dos arqui-rivais "chuchas" foi encerrado. Sem algum tipo de explicações. Enfim. Ou são apenas acontecimentos fortuítos, ou tudo uma cadeia interligada de fenómenos ISCSPianos (gosto mais da segunda, reflecte melhor o espírito do instituto).

    ResponderEliminar
  2. Amigo Edmond Dantès,Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas;

    Não há qualquer relação entre o fim dos Cavaleiros da Triste figura e os membros do ISCSP, Nálgas de Carneiro e Outras Coisas. Estamos ainda a analisar a situação e esperamos postar sobre ela muito em breve!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Epah... Sabotaram a minha apresentãção em directo os sacanas... (não os XUXAS, esses não têm a capacidade para isso - refiro-me aos Srs da google, que se puseram a fazer manutenção do servidor durante a tarde toda) Será que tb receberam uma queixa do nosso bem estimado Professor?

    Este Nuno vitorino, seja lá quem ele for é ridiculo...

    Olhem olhem, sabem o que o meu papá Waffle com açucar e canela me dizia qd eu me ficava tempo demais na frigideira e ficava com a parte de trás a escaldar?

    "Estás à rasca? Mete geloooooooo!"

    ResponderEliminar
  4. isto dos blogs ja deu o k tinha a dar...nem vale apena ler ...nao se fala de nada de jeito

    ResponderEliminar
  5. "O utilizador aceita que o Google possa aceder ou divulgar as suas informações pessoais, incluindo o conteúdo das suas comunicações, se tal for necessário para cumprir qualquer processo legal válido ou pedido governamental (como um mandado de busca, uma intimação, um estatuto ou uma ordem judicial), ou conforme previsto nos Termos do Serviço e na Política de Privacidade geral do Google. As informações pessoais recolhidas pelo Google podem ser armazenadas e processadas nos Estados Unidos da América e/ou em qualquer outro país no qual a Google Inc. ou os seus agentes possuam instalações. Ao utilizar o Serviço, o utilizador concorda com esse tipo de transferência de informações fora do seu país."

    ResponderEliminar
  6. Malta,
    Então e resposta do xôr Vitorino a isto?! Ainda não houve??

    ResponderEliminar
  7. grandes idiotas, para alem de se arrastarem o nome do iscsp para os jornais e daqui a umas semanas andarem aqui jornalistas a tentar achar bons motivos de manchete, esquecem-se que provavelmente o Dr. nuno vitorino referia-se a "desconhecidos por enquanto" nao por acreditar nas investigaçoes mas por nao ser muito dificil descobrir internamente. E aí...aí muitos magnuns poderao procurar fcsh's e outras...

    ResponderEliminar
  8. Espero que façam muito bom uso dos dados dos PC's do Colombo, do ISCSP, etc :)

    Para este utltimo anónimo... LOL.

    ResponderEliminar